sexta-feira, 29 de abril de 2011

Hospital da Zona leste terá serviços de fisioterapia

        A Secretaria Municipal de Saúde está implantando mais uma Clínica de Fisioterapia. Desta vez a população beneficiada será a da zona leste da cidade. O Núcleo está localizado no Hospital da Zona Leste Vereador Gilberto de Mattos, e começa a funcionar a partir do próximo mês de maio. Será uma clínica completa que atenderá nas especialidade de traumato-ortopedia, reumatologia, neurologia, pediatria, fisioterapia do trabalho e, num segundo momento, fisioterapia cardíaca e respiratória. O espaço físico nos permitiu a instalação de mais aparelhos e também a divisão de salas, para atendimento individual, além de uma  sala de hidroterapia com turbilhão, destaca João Carlos Naldoni Jr, coordenador do Setor de Fisioterapia da Secretaria Municipal de Saúde.
      Farão parte da equipe de atendimento do serviço, fisioterapeutas especialistas e com comprovada experiência clínica.                                          Os atendimentos serão sempre com hora marcada e agendamento por telefone para evitar filas de espera e propiciar maior comodidade aos usuários da rede SUS.
Assim como o serviço implantado no final de 2009, na região sul, o serviço de fisioterapia da região leste contará com o 'Horário do Trabalhador,  um horário de atendimento diferenciado até às 19:30h para permitir que o paciente que trabalha, se cuide após a saída do serviço.

         O investimento em equipamentos e estrutura física foi de cerca de R$ 50 mil, com recursos da própria Secretaria de Saúde e também do Cerest. O Núcleo de Fisioterapia da Zona Leste tem capacidade para 960 atendimentos/mês e contará com dois fisioterapeutas, no horário de 7h às 19:30h. A inauguração oficial acontece no dia 6 de maio, às 10:30h, com a presença do prefeito Paulo César Silva, da vice Gláucia Boaretto e do secretário de Saúde, dr. Júlio Balducci, convidados e comunidade local.

Fisioterapia
       Os atendimentos de fisioterapia pelo SUS no município totalizaram 54.520 sessões de tratamento fisioterapêutico em 2010. Cada paciente demanda, no mínimo, dez sessões de fisioterapia e, alguns, realizam mais de um tratamento ao mesmo tempo. Existem quatro clínicas municipais: Clinica de Fisioterapia de Urgência, localizada na rua Amazonas; Serviço de Fisioterapia nas Thermas Antonio Carlos; o Núcleo da Região Sul , no Hospital Margarita Morales e agora na Zona Leste.

       O município conta ainda com sete clínicas conveniadas à Secretaria Municipal de Saúde, responsáveis por cerca de 40% dos atendimentos. Com a nova clínica da zona leste, este número deve cair substancialmente.
        Vale lembrar que para o acesso a todo serviço com especialistas, primeiro o paciente deve procurar uma Unidade Básica de Saúde, ou seja, PSF ou posto de saúde mais próximo de sua casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário